BLOG SERTÃO

Como preparar a água da piscina para uso?




Com as altas temperaturas do Verão, em algum momento do dia, todo mundo pensa em dar um mergulho na piscina. Entretanto, você sabia que é necessário preparar a água da piscina para uso? Somente com os produtos certos é possível garantir que o local esteja propício para banho, sem que haja qualquer prejuízo para a saúde e segurança das pessoas. 

Pensando no seu bem-estar, os especialistas do Blog Sertão prepararam um artigo exclusivo sobre como preparar a água da piscina para uso. Assim, você saberá quais produtos utilizar para curtir os dias quentes de forma mais tranquila, aproveitando o alívio de temperatura que só um bom mergulho pode oferecer! Vamos lá?

Como preparar a água da piscina para uso

Em primeiro lugar, analise o pH da água

Preparar a água da piscina para o seu mergulho refrescante é essencial para garantir uma experiência segura e confortável. E uma das etapas mais importantes desse processo é medir o pH da água. O pH é responsável por determinar o nível de acidez e alcalinidade da água, e seu equilíbrio correto é crucial para a saúde da sua pele e olhos, além de preservar a qualidade da água em si.

Ao medir o pH da água da piscina antes de utilizá-la, você estará investindo na sua saúde e bem-estar. Um pH inadequado pode causar uma série de problemas, como olhos irritados, pele ressecada e até mesmo reações alérgicas. Além disso, a água desequilibrada pode favorecer o crescimento de bactérias e algas, comprometendo a higiene e a aparência da piscina. Portanto, não negligencie essa etapa vital no processo de preparação da água da piscina. No mercado, você encontra alguns especialistas que fazem essa análise. Se preferir fazer essa etapa sozinho, pode adquirir uma Fita Teste para Piscinas HTH

Um pH ideal está entre 7,2 e 7,6, e caso a medida esteja fora desse intervalo, existem produtos disponíveis no mercado para corrigir o problema. É o caso, por exemplo, do Redutor Alcalinidade Extra Forte HTH, que ajusta os parâmetros da água com maior eficiência. Agora, se o pH estiver menor que os parâmetros recomendados, indicamos a utilização do Elevador de pH em pó HTH que, como o próprio nome sugere, eleva o pH da água da piscina.

Em resumo, analisar o pH ao preparar a água da piscina é crucial para garantir que você desfrute de um mergulho seguro, saudável e agradável. Ao investir nessa prática simples, você estará cuidando da sua saúde, prevenindo problemas de pele e olhos, e mantendo a água da piscina em excelente estado. 

Como preparar a água da piscina para uso

Ao preparar a água da piscina, atente-se, também, ao cloro

Outro produto indispensável ao preparar a água da piscina para uso é o cloro. Ele deve ser utilizado continuamente para, entre outras coisas, garantir a eliminação das bactérias que se proliferam no espaço. Ou seja, com sua correta aplicação, você sempre terá uma área limpa para se divertir e aliviar as altas temperaturas. 

O cloro é um agente de desinfecção poderoso e amplamente utilizado em piscinas, capaz de eliminar bactérias, vírus, algas e outros organismos indesejáveis que podem causar doenças. Além de garantir a segurança dos banhistas, o uso adequado do cloro também mantém a água cristalina e livre de odores desagradáveis.

Para manter a água da piscina segura e saudável, é fundamental entender a importância de manter os níveis corretos de cloro. O ideal é manter o cloro residual entre 1 e 3 partes por milhão (ppm) para garantir a eficácia na desinfecção. Esse intervalo é capaz de eliminar microrganismos, como bactérias e vírus, que podem causar desde infecções de pele e irritações nos olhos até problemas mais graves, como doenças gastrointestinais.

Nas Lojas Sertão, você encontra uma linha completa de cloro de diversas marcas e em diversos modelos, também: Cloro Flutuador Advanced HTH, Cloro Granulado Pace, Cloro Aditivado HTHCloro Concentrado HTH e Cloro Estabilizado Pace.

Aqui, você também encontra o Clorador Flutuante Alpha Netuno, equipamento que ajuda a distribuir o cloro em toda a piscina, deixando-a mais limpa e tratada. Ele distribui doses de cloro na água em doses periódicas por todo o tempo.

Como preparar a água da piscina para uso

Caso a piscina esteja parada por muito tempo, você vai precisar de algicidas e clarificantes

Imagine a seguinte situação: você passou meses viajando e, agora que voltou pra casa, durante esse calorão, encontrou a piscina com a água esverdeada. É óbvio que você vai precisar preparar essa água para uso, não é mesmo? Para isso, conte com algicidas e clarificantes, nessa ordem, que são produtos eficientes nessas situações. 

Na Sertão, você encontra uma série de algicidas da HTH, em fórmulas diferentes, que combatem o aparecimento de algas na piscina, microrganismos responsáveis por deixarem a água verde. Por aqui, você também vai encontrar os produtos da linha Clarifica da HTH, que devem ser utilizados após a aplicação do algicida e do cloro, e basicamente atuam como protetores da cristalinidade da água.

 Com esses produtos, você certamente vai manter a água da sua piscina própria para uso – e não passará perrengue durante os dias mais quentes do ano!

Como preparar a água da piscina para uso

Não se esqueça, ainda, de fazer o básico com o uso da peneira!

De nada adianta toda essa química se você não fizer o básico ao preparar a água da piscina para uso: não se esqueça de utilizar a peneira para retirar mosquitos, folhas, fios de cabelo e qualquer outra sujeira flutuante!

Esses detritos podem se acumular na superfície da água e, se não forem removidos, podem entupir os filtros e causar problemas de circulação e limpeza da água. Além disso, a peneira remove a sujeira visível, que pode atrapalhar o uso e a estética da piscina.

Aqui na Sertão, você encontra diversas peneiras para limpeza e, também, os cabos telescópicos que devem ser acoplados para garantir uma limpeza ainda mais eficiente.

Lembrando: utilize esse equipamento diariamente, garantindo que a piscina esteja prontinha para um mergulho a qualquer hora do dia!

Como preparar a água da piscina para uso

Agora que você já sabe como preparar a água da piscina para uso, conte com a Sertão para encontrar os melhores produtos e equipamentos!

Aprendeu como preparar a água da piscina para uso? É hora de colocar todo esse conhecimento em prática e correr para a loja Sertão mais próxima de você, ou acessar o nosso site, e adquirir os melhores produtos e equipamentos para essa tarefa!

Como preparar a água da piscina para uso

Lembrando, sempre, que você pode parcelar as suas compras em até 10x sem juros, e sair com o carrinho cheio – e assim aproveitar, no mesmo dia, a piscininha!

Tá tudo certo. Tá tudo Sertão.



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.