BLOG SERTÃO

Plantas que suportam calor: dicas para a sua casa




Você sabia que existem algumas espécies específicas de plantas que suportam calor melhor que as outras? Biologicamente elas estão mais preparadas para as altas temperaturas e, por isso, são mais indicadas para cultivo em regiões do País com o clima mais seco ou, ainda, áreas residenciais onde a incidência solar é maior – como o jardim, por exemplo.

Essas espécies citadas podem ser encontradas com facilidades em lojas especializadas, e cada uma demanda um tipo de cuidado específico. Pensando nisso, o Blog Sertão trouxe uma lista de plantas que suportam calor, repleta de dicas para a sua casa, para que você possa cultivá-las com tranquilidade. 

Vamos começar? 

Plantas que suportam calor

Cactos e suculentas são exemplos de plantas que suportam calor com facilidade

Pode parecer óbvio, mas os cactos e as suculentas são excelentes exemplos de plantas que suportam calor com facilidade. Por isso, são ótimas opções para quem vive em cidades mais quentes, como as do Mato Grosso do Sul, e também para quem não tem muito tempo para dispensar na manutenção das mesmas.

Se você mora em uma casa com um grande jardim, por exemplo, pode plantar essas espécies em um cantinho bastante ensolarado e fazer, no máximo, uma rega por semana. Dessa forma, elas vão se desenvolver bem e dar uma atmosfera incrível para o espaço. 

Exemplos clássicos de espécies de cactos e suculentas são: Cacto Saguaro (Carnegiea Gigantea) e Sempre Viva (Sempervivum). Você pode cultivar ambas as espécies diretamente no solo ou, ainda, em cachepôs ou vasos para plantas.

Plantas que suportam calor

Conheça, também, o Agave-dragão

Outro exemplo de planta que suporta o calor é o agave-dragão (Agave Attenuata), originária do México e que costuma ser muito utilizada em projetos de paisagismo. Ela é considerada, por muitas pessoas, um dos mais incríveis arbustos tropicais, e certamente ficará linda no seu jardim!

Suas folhas são verde-claras, com superfície acinzentada, e crescem facilmente quando expostas às altas temperaturas – como aquelas que vêm sendo registradas neste Verão em todo o Brasil.

Assim como ocorre com cactos e suculentas, as regas também devem ocorrer semanalmente, mas você também deve ter cuidado para não deixar o solo muito úmido, o que poderá fazer com que a planta sofra, justamente por suas características tropicais.

Plantas que suportam calor_4

A Cebolinha-de-jardim pode transformar pequenos espaços

Ainda falando sobre plantas que suportam o calor, temos a Cebolinha-de-jardim, também conhecida como Bulbínea (Bulbine Frutescens). 

Originária do continente africano, essa planta não possui caule, mas tem um florescimento ornamental incrível, capaz de transformar pequenos espaços. Por isso, pense nela se tiver uma jardineira em algum cantinho da sua casa!

Além de ser belíssima, a Cebolinha-de-jardim também é considerada uma planta medicinal, muito utilizada para inflamações na pele, queimaduras e rachaduras. Suas folhas são conhecidas por uma incrível potência cicatrizante e bactericida, então, podem ser muito úteis para o dia a dia.

Essa planta deve ser cultivada a pleno sol ou sombra parcial, recebendo regas periódicas de 2 em 2 semanas. 

Plantas que suportam calor

Dicas gerais sobre como plantar as espécies de plantas que suportam calor

Se você quer cultivar alguma das plantas citadas acima, é muito importante conferir algumas dicas sobre o plantio. Vamos começar pela escolha do melhor lugar: é muito importante que as mudas estejam posicionadas em espaços com grande incidência solar. Em segundo lugar, você deve preparar o solo, seja para o plantio direto ou para o cultivo nos vasos: fertilize suas plantas regularmente, mas evite excessos, uma vez que o calor pode fazer com que os nutrientes evaporem. 

Agora, sobre as regas, você deve ficar atento às condições do solo: apesar dessas espécies de plantas suportarem bem o calor, elas não devem ficar totalmente secas. O volume de água deve ser eficiente para mantê-las vivas, entretanto, sem alagar as suas raízes.

Outro fator importante é fazer a manutenção adequada. Remova folhas e flores secas para incentivar o crescimento saudável. Isso também ajuda a evitar o acúmulo de material orgânico que poderia atrair pragas.

Agora que você conhece essas dicas, conte com a Sertão para encontrar os equipamentos ideais para o cultivo das plantas que suportam calor, como: regador, tesoura, cavadeira e diversos outros itens de jardinagem que podem ser úteis para o momento! Jardinagem é na Sertão!



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.