BLOG SERTÃO

Entenda as Principais Diferenças Entre Climatizador e Ar-Condicionado




A princípio, devemos ressaltar que climatizador e ar-condicionado são dois aparelhos que sempre causam dúvidas na escolha dos consumidores. Se você tem essa dúvida, vale dizer que um equipamento não é melhor que o outro! Ambos têm ótimas funcionalidades.

Atualmente, as opções de aparelhos de climatização aumentaram muito no mercado, e com toda essa variedade, pode até ficar difícil de escolher. 

Então, a Sertão vai te ajudar a escolher entre os dois considerando os pontos positivos de cada aparelho e os usos mais comuns. Vamos lá!

Climatizador ou ar-condicionado?

Primeiramente, vamos à distinção entre um e outro, pois, mesmo que tenham funções parecidas de climatizar o ambiente, o funcionamento é bem diferente!

Climatizador: é um aparelho mais simples, não tem o sistema complexo do ar-condicionado que promove a troca de calor com o ar do ambiente externo. Ele possui apenas um reservatório de água, no qual o ar passa, e é devolvido mais fresco para o ambiente, carregado de gotículas de água evaporadas. Por isso, ele apenas refresca o ambiente, não refrigera.

Ar-condicionado: utiliza gás ou fluido refrigerante para “substituir” o ar e diminuir a temperatura do cômodo. Resumindo, o ar condicionado captura o ar quente, que entra em contato com o fluido refrigerante. Ali ocorre troca de calor, e depois a evaporadora joga o ar refrigerado de volta para o ambiente, depois a evaporadora joga o ar refrigerado de volta para o ambiente. 

Vantagens do climatizador

Antes de comprar o seu climatizador na Sertão, é importante conhecer os benefícios que este trará para você: 

  • Consome menos energia do que o ar-condicionado;
  • Umidifica o ar do ambiente, então ajuda pessoas com alergias respiratórias;
  • É um aparelho portátil, podendo ser transportado para vários cômodos da casa;
  • É silencioso e prático.

Vantagens do ar-condicionado

O ar-condicionado conta com muitas funcionalidades e benefícios que podem ser úteis para você:

  • Mantém a temperatura constante no cômodo, proporcionando melhor conforto térmico;
  • Possui recursos como função timer e sleep que automatizam o funcionamento e o desligamento do aparelho;
  • Tem maior controle de temperatura, velocidade e ângulo de saída de ar;
  • Conta com filtro purificador para melhorar a qualidade do ar respirado no ambiente;
  • Possui grande variedade de modelos: de aparelhos portáteis, a opções de split mais econômica.

Mas afinal, como escolher?

Como dizemos, tanto um quanto o outro trazem diversas vantagens para a climatização do ambiente. E vale lembrar que ambos têm modelos com ciclo quente e frio, então são úteis para aquecer sua casa no inverno. Então, a escolha entre climatizador ou ar-condicionado varia conforme suas necessidades. 

Se você quer um aparelho mais prático e econômico, opte pelo climatizador. Mas, se prefere uma opção mais completa e potente, melhor investir no ar-condicionado!

Então já sabe, vá até uma das Lojas Sertão conferir os melhores equipamentos de climatização para você, ou acesse sertao.com.br para aproveitar tudo sem sair de casa! E não se esqueça, você pode parcelar todas as suas compras em até 10 vezes sem juros.

Tá Tudo Certo. Tá Tudo Sertão.



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.