BLOG SERTÃO

Como escolher a motosserra ideal?




Uma motosserra, também conhecida como serra mecânica portátil, é uma ferramenta de corte usada para cortar ou podar galhos e árvores. Ela é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada tanto em ambientes residenciais quanto em ambientes industriais, como na madeireira e na celulose. Entretanto, você sabe como escolher a motosserra ideal? Afinal, no mercado, existem tantas opções…

Pensando em te ajudar a descobrir como escolher a motosserra ideal, a Sertão preparou um artigo especial para esclarecer suas dúvidas e te apresentar diferentes modelos da ferramenta, bem como fatores que você deve considerar antes de efetuar, de fato, a sua compra. Vamos começar?

A motosserra ideal deve ter potência e peso adequados

A potência de uma motosserra é um fator importante que deve ser considerado, especialmente para trabalhos pesados. Motosserras com maior potência são mais adequadas para esses tipos de trabalhos.

O peso de uma motosserra é outro fator a considerar, especialmente para usuários iniciantes ou para trabalhos de longa duração. Motosserras mais leves são mais fáceis de manusear e reduzem o risco de cansaço e de segurança.

Motosserra MS 361 Sabre 50cm STIHL

Motosserra MS 361 Sabre 50cm STIHL

Um exemplo de motosserra com potência e peso adequados é a MS 361 Sabre 50cm STIHL, que conta com um avançado sistema antivibratório que, em equipamentos motorizados com sistema AV, garante redução significativa nos pontos de contato da vibração gerada pelo motor e ferramenta de corte.

Robusta, com baixo nível de vibração e de consumo de combustível, com grande potência de corte, é ideal para reflorestamento, carvoaria, agropecuária e serviços em geral.

Considere, também, o sistema de segurança do equipamento

Você também deve levar em consideração, quando for escolher a motosserra ideal, o sistema de segurança do equipamento. Por exemplo, dê preferência para produtos que apresentem arranque frio, arranque quente, funcionamento e desligamento controlados pela posição de uma única alavanca, fazendo com que o manuseio seja especialmente confortável e seguro, pois a mão direita sempre pode ficar no cabo do punho, conferindo maior segurança na utilização.

A Motosserra MS 382 Sabre 50cm STIHL, por exemplo, possui arranque frio, arranque quente, funcionamento e desligamento controlados pela posição de uma única alavanca, fazendo com que o manuseio seja especialmente confortável e seguro, pois a mão direita sempre pode ficar no cabo do punho.

Motosserra MS 382 Sabre 50cm STIHL

Motosserra MS 382 Sabre 50cm STIHL

Lembre-se, também, da finalidade do equipamento

A escolha do tipo de motosserra também depende do ambiente em que será utilizada:

  • Motosserras a gasolina são indicadas para ambientes ao ar livre, longe de rede elétrica;
  • Motosserras elétricas são livres de emissões, leves e silenciosas, sendo mais adequadas para trabalhos em ambientes fechados e em áreas sensíveis a ruídos;
  • Motosserras a bateria são indicadas para ambientes fechados, reformas de interiores e restaurações, assim como para trabalhos na própria casa e no jardim.

Licenciamento de motosserras

Você sabia que é obrigatório realizar o registro de porte e uso de sua motosserra junto ao IBAMA? 

Portar ou utilizar motosserra sem licença ou registro é crime, punível com multa e pena de três meses a um ano de detenção (Lei Federal 9605/1998 – Decreto 3179/1999).

Mas essa obrigatoriedade é válida somente para os modelos de motosserras a combustão e equipamentos equivalentes, como por exemplo, as motopodas também a combustão, ou seja, modelos a bateria e elétrica, não se faz necessário. 

Por que escolher uma motosserra Stihl ? 

As motosserras STIHL atendem a padrões internacionais: elas unem tecnologia inovadora, alto desempenho, ergonomia e baixo peso. Elas foram desenvolvidas tendo em mente cada tarefa específica. As motosserras estão disponíveis em diferentes versões para atender às necessidades de cada aplicação, oferecendo soluções para uso florestal, agropecuário e doméstico, além de jardinagem e construção civil.

Conclusão sobre como escolher a motosserra ideal

Escolher a motosserra ideal depende de vários fatores, como a potência, o peso e o sistema de segurança.

Além disso, é ainda mais importante considerar o tipo de trabalho, o ambiente e a aplicação em que a motosserra será utilizada.

Como vimos no decorrer desse texto, para trabalhos pesados, motosserras com maior potência são mais adequadas, enquanto para trabalhos ocasionais ou em ambientes sensíveis a ruídos, motosserras elétricas ou a bateria são melhores opções.

Independente da escolha, conte com a Sertão para encontrar a sua motosserra ideal!

Na Sertão, você encontra as melhores motosserras disponíveis no mercado, como aquelas da STIHL, apresentadas no decorrer desse texto.

Se você ficou interessado, visite uma das nossas 18 lojas em Mato Grosso do Sul, na qual você aprenderá um pouco mais sobre o equipamento e poderá tirar todas as suas dúvidas com vendedores especializados.

Todo equipamento Stihl conta com a entrega técnica, que é realizada após a finalização da compra, com emissão do CET (Certificado de Entrega Técnica), além de orientações com todos os detalhes e informações necessárias para a utilização e conservação de seu equipamento. 

Para mais informações, acesse sertao.com.br e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.