BLOG SERTÃO

Porcelanato acetinado: o que é, quando é recomendado e muito mais!




Quando pensamos em construir ou reformar, os revestimentos sempre se tornam uma dúvida. Afinal, como escolher? Qual escolher, entre tantas opções existentes no mercado? Entre os “queridinhos” dos consumidores, está o porcelanato acetinado. Mas você sabe o que o difere dos outros tipos de porcelanatos? Ou, então, quando é recomendada a sua instalação? Neste post, os especialistas do Blog Sertão vão te ajudar.

O que é, afinal, um porcelanato acetinado?

Para entender o que é um porcelanato acetinado, é preciso, primeiramente, entender o processo de fabricação dos porcelanatos. Em geral, eles são feitos com uma mistura que envolve materiais como argila, areia e aditivos. Juntos, esses produtos são expostos ao calor de 1.200°C e, ao final do processo, recebem uma camada de esmalte, que confere à peça um alto brilho. O porcelanato acetinado, entretanto, não recebe essa camada de esmalte.

Como isso interfere no resultado do produto, então? Basicamente, ele se torna uma superfície mais fosca, suave e menos brilhante. Essa característica permite que o porcelanato acetinado reproduza a aparência de pedras, madeira, cimento e outras texturas. Além disso, este tipo de porcelanato apresenta vantagens como resistência ao atrito, resistência a manchas, limpeza fácil e maior aderência.

Em quais ambientes o porcelanato acetinado pode ser instalado?

O porcelanato acetinado pode ser instalado em diversos ambientes, incluindo escritórios, lojas, restaurantes, e outros espaços comerciais com alto tráfego de pessoas. Além disso, ele também pode ser utilizado em ambientes residenciais, como cozinhas, quartos, salas e outros cômodos, contanto que se respeite a especificação do ambiente. 

Falando sobre ambientes residenciais, é importante lembrar, entretanto, que o porcelanato acetinado é menos escorregadio do que o porcelanato polido, mas a superfície não é tão segura quanto um piso antiderrapante para áreas úmidas, por exemplo. Então, em ambientes externos com piscina, é mais recomendado o uso de porcelanato específico para ambientes externos, com características antiderrapantes.

Quais são as vantagens desse tipo de revestimento?

O porcelanato acetinado apresenta diversas vantagens em comparação com outros tipos de revestimentos. Alguns de seus benefícios incluem:

  • Resistência a arranhões e desgaste: O porcelanato acetinado é mais resistente a arranhões e desgaste do que outros tipos de revestimentos, tornando-o uma opção adequada para áreas de alto tráfego;
  • Menor escorregadia: A superfície menos escorregadia do porcelanato acetinado, comparando-o com o porcelanato polido, torna-o uma escolha segura, especialmente para ambientes com crianças e idosos;
  • Versatilidade de aplicação: Ele pode ser aplicado a pisos e paredes, criando uma sensação de continuidade e amplitude no espaço;
  • Fácil manutenção: A superfície lisa do porcelanato acetinado facilita a limpeza, permitindo que ele seja mantido em ótimo estado.

Porcelanato acetinado é na Sertão!

Se você está em busca de um porcelanato acetinado para a sua obra, venha para a Sertão! Somos especialistas em pisos e possuímos uma grande variedade de revestimentos em nosso catálogo.

Na Sertão, você consegue parcelar suas compras em até 10x sem juros e encontra, ainda, o melhor preço de Mato Grosso do Sul.

Vá agora mesmo até a Sertão mais próxima de você ou visite o nosso site, www.sertao.com.br, e encontre o revestimento perfeito para a sua casa.



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.