BLOG SERTÃO

Como funciona um aditivo impermeabilizante?




Quando pensamos em construção e reforma, diversos materiais e ferramentas vem à mente, não é mesmo? Isso porque existem inúmeros produtos que fazem parte do checklist da obra perfeita – e nem sempre estamos habituados com todos eles, principalmente se não fizermos parte do universo da construção civil. Um desses produtos, por exemplo, é o aditivo impermeabilizante. E é por isso que, neste post do Blog Sertão, vamos explicar sua funcionalidade e aplicação.

Vamos começar? 🙂

O que é, em resumo, um aditivo impermeabilizante?

O aditivo impermeabilizante é uma solução essencial na construção civil, pois protege as estruturas contra a umidade e seus danos, aumentando sua durabilidade e resistência. Além disso, ele diminui a permeabilidade e absorção de água, tornando as estruturas mais resistentes aos efeitos nocivos do tempo e do ambiente.

Na construção civil, o aditivo impermeabilizante, geralmente, é utilizado em:

  • Revestimentos de caixa d’água, piscinas, reservatórios, baldrames, paredes de encosta e assentamentos de alvenaria;
  • Reboco convencional;
  • Revestimentos de pisos e paredes, tanto de aplicação interna quanto externa;
  • Concretos de baixa permeabilidade.

Bem útil, não é mesmo?

Quem deve aplicar esse tipo de produto?

Apesar de ser um produto de fácil aplicação e manuseio, um aditivo impermeabilizante deve ser aplicado por profissionais que estejam trabalhando na sua obra – seja de reforma ou construção. Isso porque, por conta da sua composição química, ele exige proteção adequada com óculos, luvas de PVC e avental de PVC, também.

Além disso, é importante lembrar que, para o aditivo impermeabilizante funcione, ele deve ser utilizado com argamassa devidamente dimensionada e sem trincas, detalhes que podem passar despercebidos aos olhos leigos.

Quais são os benefícios, portanto, da aplicação do aditivo impermeabilizante?

O uso de aditivos impermeabilizantes em construção civil traz diversos benefícios para a durabilidade e resistência das estruturas:

  • Resistência à umidade: aditivos impermeabilizantes garantem maior resistência e eficácia contra a umidade, evitando mofos e danos causados pela umidade;
  • Durabilidade da obra: a adição de aditivos impermeabilizantes aumenta a garantia e durabilidade da obra, proporcionando uma estrutura mais resistente ao tempo;
  • Redução da permeabilidade: estes aditivos diminuem a permeabilidade e absorção de água, evitando a infiltração de água e a expansão de concretos.

É por isso que, sempre que solicitado, o aditivo impermeabilizante deve ser utilizado em sua obra.

Aditivo impermeabilizante VEDACIT é na Sertão!

Agora que você já sabe o que é um aditivo impermeabilizante, bem como detalhes da sua aplicação, fica muito mais fácil entender a sua importância para a construção civil, não é mesmo? Por isso, sempre que precisar, conte com a Sertão para encontrar o seu produto da marca ideal, como é o caso da VEDACIT.

Na Sertão, você encontra aditivo impermeabilizante VEDACIT nas versões 18L, 3,6L e 900ml. Parcelamos suas compras em até 10x sem juros. #TáTudoCerto. #TáTudoSertão.

 



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.