Sumário

Compartilhe via:
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter/X
Print

Saiba Diferenciar as Cores dos Cabos Elétricos

Tempo de leitura: 3 minutos

Primeiramente, precisamos falar sobre a distinção entre Fios e Cabos, antes de explicarmos sobre as cores de cada um. Ambos são condutores e têm como finalidade a condução da corrente elétrica, porém, a composição interna de cabos e fios é bem diferente.

Fios

O fio é composto por um único fio e devido à sua rigidez é mais fácil de se partir caso seja dobrado. Por isso só são utilizados em situações em que não vão ser submetidos a dobragens. 

Cabos

Já o cabo é composto por vários fios condutores entrelaçados, tornando-o flexível e suportando muitas dobragens sem quebrar. São utilizados na ligação entre duas partes de um circuito que podem mudar de posição e, que estão por isso submetidos a esforços de dobragem.

Quer aprender sobre as funções dos cabos e suas distintas cores? Então vem com a Sertão conferir esse conteúdo informativo, e claro, não deixe de adquirir tudo para sua reforma e construção na loja Sertão!

Cabo azul-claro: condutor neutro

Para condutores neutros com isolação, utilizamos o cabo azul-claro. Geralmente, esse tipo de condutor não tem carga, sendo utilizado para criar uma diferença de potencial em relação ao condutor com energia — o condutor fase. 

Isso é o que faz a corrente elétrica fluir e estabelece a referência para circuitos de 127V.

Cabo verde ou verde e amarelo: condutores de proteção

Para condutores de proteção, utiliza-se o cabo verde ou verde e amarelo, popularmente conhecidos como “fio terra”. Esse é um item cuja função é proteger a instalação elétrica.

Normalmente, a maioria dos eletrodomésticos tem um fio terra embutido, mas é importante ter esse tipo de proteção acompanhando todo o circuito elétrico para garantir a segurança da instalação.

Afinal, o fio terra é o motivo da maioria das tomadas terem três pinos. As duas pontas são para fios fases e o terceiro é o fio de aterramento, o qual irá desviar qualquer corrente extra de eletricidade que possa colocar a instalação em perigo.

Cabo vermelho, preto ou marrom: condutores com carga

Os cabos vermelho, preto ou marrom são indicados para condutores com carga (fio fase). Nesses cabos que passam as tensões 127V e 220V. Quando falamos que a tensão elétrica é 127V, quer dizer que o fio neutro está sem carga e o potencial do fio fase é de 127V. 

Na verdade, as cores padrão de fio fase podem ser livres, desde que não sejam no azul (fio neutro) ou no verde/verde e amarelo (fio terra). Mas, geralmente, esses cabos são de cores escuras para ficarem bem diferenciados, por isso o vermelho, preto ou marrom.

Devemos nos atentar para as especificações na hora de comprar cabos para a nossa obra! E se você quer qualidade e melhor preço, na Sertão você encontra!

Após ler as nossas dicas, já sabe diferenciar os cabos que não podem faltar na sua reforma ou construção? Então aproveite o mês das soluções em elétrica e hidráulica nas lojas Sertão, onde você encontra tudo o que precisa, em até 10 vezes sem juros, em todos os setores. Quer comprar sem sair de casa? Acesse sertao.com.br e aproveite nossas ofertas exclusivas.

Tá Tudo Certo. Tá Tudo Sertão.

plugins premium WordPress