BLOG SERTÃO

10 Ferramentas Manuais que São Essenciais e Você Precisa Ter!




Primeiramente, você sabe que é de suma importância ter um kit de ferramentas em casa, não é? Para reparos do dia a dia, ou reparos de emergência, um bom kit irá facilitar tudo para você! 

Portanto, hoje vamos ensinar você a montar o seu kit com as melhores ferramentas manuais que você encontra na Sertão! Confira.

1. Chave de Fenda

Uma das ferramentas mais comuns e utilizadas, são as chaves de fenda. Essa chave tem a ponta reta, é utilizada em várias atividades como o conserto de itens e pequenos reparos, montagem de móveis e fixação de itens na parede. 

2. Chave Ajustável

A chave ajustável, também conhecida como chave-inglesa, é uma ferramenta que vai agregar muito ao seu kit, pois se trata de uma ferramenta versátil, podendo ser utilizada para apertar parafusos e porcas de formato sextavado ou quadrado de vários tamanhos. Além disso, esse tipo de chave também pode ser utilizada em automóveis e reparos de encanamentos.

3. Chave Phillips

Essa chave é utilizada para apertar ou afrouxar parafusos de fenda cruzada, aqueles com formato em X. Esse tipo de chave é essencial para fazer o ajuste em parafusos de eletrodomésticos, eletrônicos em geral e móveis.

4. Chave Allen

É o tipo de chave utilizada para fixar parafusos, porcas e outros tipos de fixadores. Devido ao seu formato, tem um manuseio mais simples do que as outras chaves. Mas, vale lembrar que não se deve apertar muito o parafuso com essa chave, para não causar a deformação na cabeça do parafuso.

5. Chave Torx 

A chave Torx é utilizada para realizar o aperto ou a folga de parafusos, facilitando a inserção ou a remoção deles. Além disso, esse tipo de chave tem maior resistência à pressão do que a chave Phillips, o que é essencial para o reparo de eletrônicos, que também têm grande pressão em seus parafusos.

6. Tesoura

Seja para cortar papel, tecido, cordas, fios, folhas, galhos ou coisas mais resistentes como o aço, uma tesoura pode ser muito útil nas tarefas do dia a dia. A tesoura é um item que pode ser encontrado em vários modelos, tamanhos, formatos e ainda atender às mais diversas necessidades. 

7. Martelo

O martelo é uma das ferramentas manuais mais indispensáveis para um kit, tanto pela sua importância quanto pela sua versatilidade. Com um martelo, você pode pendurar quadros, instalar acessórios e até mesmo remover pregos sem danificar a parede ou os móveis.

8. Alicate  

Ter um alicate em casa facilita muito nos reparos, já que ele é indicado para cortar, apertar objetos, dobrar fios e afins. Além disso, existem vários tipos de alicate. Porém, se você quer um que sirva para todos os momentos, o alicate universal é uma boa opção, tanto pela sua versatilidade quanto pelo custo-benefício.

9. Trena

A trena é um item essencial para um kit de ferramentas doméstico, podendo ser utilizada para medir pisos, paredes, superfícies e auxiliar na escolha de itens como camas e cortinas, por exemplo.

10. Serrote/serra

Por fim, essas ferramentas têm como principal função cortar materiais como a madeira ou aço. Com elas, você pode fazer pequenos reparos, ajustar molduras ou até mesmo cortar madeira para fazer prateleiras. Afinal, as possibilidades são inúmeras.

Logo, como já se sabe quais são as ferramentas manuais essenciais, é importante entender como organizar e como cuidar para que elas tenham maior vida útil.

De antemão, deve-se guardar as ferramentas em um local seco e arejado. Além disso, é importante aplicar um anticorrosivo nas ferramentas de metal, para evitar que elas enferrujem. Por outro lado, quanto à organização, você pode optar pelas caixas para ferramentas que você encontra na loja Sertão mais próxima!

E aí, gostou das dicas? Então, vá até uma das Lojas Sertão aproveitar as ofertas, ou acesse sertao.com.br para comprar tudo sem sair de casa! E, não se esqueça, você pode parcelar todas as suas compras em até 10 vezes sem juros.

Tá Tudo Certo. Tá Tudo Sertão.



Conteúdos exclusivos para inspirar você e a sua próxima compra, construção ou reforma.